Os alunos do 2º ano do curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, da OFICINA – Escola Profissional do INA, realizaram um Estudo de Mercado sobre o futuro académico dos jovens de Santo Tirso, Vila das Aves e Vila Nova de Famalicão.
A iniciativa surgiu no âmbito da disciplina de Marketing, no módulo de Estudos de Mercado e teve como objetivo aferir as expectativas dos alunos no 9.º ano quanto ao seu futuro escolar.
De acordo com os dados preliminares, os jovens denotam uma forte tendência para prosseguir estudos ao nível do ensino profissional, nomeadamente ao nível das áreas tecnológicas. Um dado que está em linha com os anteriores estudos realizados pela OFICINA.
Para Ricardo Barros, coordenador do curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, a aposta no ensino profissional por parte dos alunos reflete a maior apetência que os alunos têm pelas competências técnicas. “Hoje os jovens procuram um curso em que a par de uma formação científica adquiram também uma formação técnica. Além disso, muitos destes alunos, apesar de puderem integrar o mercado de trabalho, optam por prossegui estudos ao nível do ensino superior. Do meu contacto com vários professores universitários, os nossos alunos revelam estar melhor preparados nas suas áreas de formação do que os alunos do ensino tradicional.”
A atividade permitiu que os alunos trabalhassem as competências mais técnicas ao lado de outras competências com o trabalho em equipa, a gestão de conflitos e a gestão de tempo.
Idália Silva, aluna do 2.º ano do curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, considera que com a realização deste Estudo de Mercado, conseguiu perceber o grau de complexidade e exigência que requer um estudo real, para que os resultados finais sejam os mais fidedignos possíveis. “A forma como abordamos os entrevistados, as condições com que os abordamos e a forma como colocamos as questões, são aspetos que temos de ter em consideração para um estudo de mercado eficaz,” disse.