• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página inicial Notícias OFICINA promoveu workshop de fotografia com João Cosme

OFICINA promoveu workshop de fotografia com João Cosme

oficina promoveu workshop de fotografia com joao cosme

A OFICINA - Escola Profissional associou-se a mais uma edição da Poesia Livre, uma iniciativa do Município de Santo Tirso que decorre de 8 a 21 de março. Da Poesia da Natureza à Natureza da Poesia é o tema da edição deste ano e convida à reflexão sobre a natureza e a sua importância para a vida do ser humano.

A escola tem marcado a participação nesta iniciativa com a organização de uma Semana da Poesia onde são propostas diferentes atividades envolvendo alunos e professores em torno da Poesia e da Natureza.

Desta vez tivemos o workshop de fotografia com João Cosme em que os alunos foram convidados a olhar de novo para Natureza. João Cosme é um dos mais reconhecidos fotógrafo Portugueses de natureza. Tem 47 anos, vive atualmente em Vouzela, no distrito de Viseu. Iniciou o estudo da arte de fotografar de forma autodidata, ainda no tempo da fotografia analógica. A persistência levou-o a procurar sempre novos caminhos e atualmente conta já com mais de 19 anos de experiência em fotografia, dos quais, 17 anos como fotógrafo profissional.

As suas imagens têm um toque que reflete o seu amor pela Natureza e os pelos animais que fotografa. Como o próprio afirma, “a natureza fez sempre parte da minha vida. Nasci numa área rural e estive sempre em contato com o mundo natural. Através da fotografia da natureza, espero mostrar a importância da conservação da biodiversidade no meu país”.

Os conhecimentos que lhe permitem estar tão próximo de animais tão raros para os fotografar, também os colocou ao serviço dos animais selvagens que depois dos grandes incêndios de 2017, que devastaram 85% do concelho de Vouzela, ficaram sem alimento no seu Habitat. João Cosme, em parceria com a Câmara Municipal de Vouzela, espalhou alimento pelo parque natural Vouga Caramulo e pelas matas da região para que a bicharada que sobreviveu ao fogo não morresse de fome. As suas fotografias têm sido publicadas em revistas nacionais e internacionais como, BBC Wildlife, National Geographic Magazine-Portugal, Visão e Notícias Magazine.  É autor e co-autor de diversos livros e guias, dos quais se destacam Rios de Vida,  Natureza Íntima e  No Trilho do Lobo. O seu trabalho tem sido reconhecido internacionalmente em diversos concursos de Fotografia de Natureza e Vida Selvagem, onde tem sido premiado, nomeadamente no ASFERICO- International Nature Photography Competion-Italia e no e GLANZLICHTER- Internationaler Naturfoto-Wettbewerb – Alemanha.

AddThis Social Bookmark Button

 

Festival bgreen

bgreen logo

oracao da manha

Erasmus +

erasmus ensino profissional

Gestão Escolar

oficinabox

Calendário escolar

oficina-calendario-escolar

Serviços Técnicos

oficina-servicos-tecnicos

PLATAFORMA EDUCATIVA

Plataforma Educativa DOKEOS

Incubadora

oficina-startup-logo-destaque-site

Projeto Educativo Reg. Interno

capa-projeto-educativo-oficina-banner

FAZEMOS PARTE

OFICINA é uma Eco-Escola