Todos os alunos do 2º ano da OFICINA tiveram a oportunidade de conhecer a alta sociedade lisboeta da segunda metade do século XIX, através da dramatização da obra "Os Maias" de Eça de Queirós, a que assistiram no Centro Multimeios de Espinho.
Esta atividade aconteceu no âmbito da disciplina de Português, em que os alunos estudam a referida obra, tendo como objetivo principal a motivação dos alunos para a leitura integral deste texto queirosiano e consequente análise em contexto de sala de aula.
A dramatização foi levada a cabo por um grupo de profissionais que colaboram com o Teatro Educação, que recriaram com muita autenticidade e realismo ambientes e momentos cruciais da ação da obra.
Desta forma, e recorrendo a algumas situações hilariantes e cómicas, os atores conseguiram conquistar a atenção dos alunos, deixando-os, portanto, muito interessados em estudar a obra.
A intenção crítica de Eça de Queirós com "Os Maias" ficou muito clara com a representação da sociedade e de espaços oitocentistas, tocando em temas como a predileção pela forma em detrimento do conteúdo, o diletantismo que impede a fixação num trabalho sério e interessante, a atitude "romântica" perante a vida, que consiste em desculpar sistematicamente, os próprios erros e falhas, e dizer "Tudo culpa da sociedade".
Os alunos foram acompanhados pelas professoras de Português Gabriela Faria e Paula Osório, pelos professores Carla Monteiro, José Luís Dias e Samuel Beirão e pelo prefeito Tiago Couto.
Este tipo de iniciativas são muito importantes na atividade pedagógica, pois, para além de contribuírem para despertar o interesse dos alunos para as matérias abordadas na sala de aula e que integram os programas curriculares das disciplinas, por vezes algo teóricos, contribuem também para fomentar nos nossos jovens o sentido estético e o espírito crítico.