É um dos eventos do ano e contou com a cobertura audiovisual dos alunos da OFICINA – Escola Profissional do INA. Um fim de tarde em que os alunos do curso Técnico de Audiovisuais deram brilho aos palestrantes do TEDxMatosinhos no auditório da Porto Business School.
Inserida na disciplina Técnicas de Audiovisuais, a cobertura multi-câmara do TEDxMatosinhos foi o desafio do ano para os alunos do 2º ano do curso Técnico de Audiovisuais. Filipa Carvalho diz que participar no TEDxMatosinhos é mais do que levar a sala de aula para o contexto de trabalho. “Ser responsável por uma parte deste evento é um claro indicador de que a nossa formação está a competir com os profissionais do sector. Esta oportunidade que o professor Vítor Teixeira e o TEDx nos proporcionou, representa um sinal de confiança no nosso trabalho.”
Os alunos tiveram a oportunidade de assumir diversas funções desde técnico de som a operador de câmara e realizador.
Vítor Teixeira, coordenador do curso de Audiovisuais, afirma que “a aliança de projetos de dimensão internacional, como é o caso do TEDx, com a formação em contexto real de trabalho, produz um impacto significativo na curva de aprendizagem e dos conhecimentos adquiridos pelos alunos.” O docente considera que “o método de ensino e avaliação profissional baseado em projetos reais é o fator diferenciador na formação da OFICINA.”
Com o mote “E se?”, a 3.ª edição do TEDxMatosinhos teve como inspiração a frase de Albert Einstein “A coisa mais importante é não parar de questionar. A curiosidade tem razão própria de existência.”7
Comandado pelo showman Álvaro Costa, o evento contou no contou com 21 oradores e 300 espectadores. Entre os oradores, Sofia Mendes, apresentou o bgreen // ecological film festival. A coordenadora do bgreen destacou as quatro vertentes do festival: ambiental, social, ecológica e tecnológica.