• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página inicial Notícias TEMA DO ANO: Acolher-TE – um fogo que acende outros fogos

TEMA DO ANO: Acolher-TE – um fogo que acende outros fogos

Cartaz 3CEB SEC

Todos os anos o Colégio das Caldinhas, em parceira com os colégios da Companhia de Jesus em Espanha, promove um tema de reflexão para o ano letivo. Este ano sobre o mote de Acolher-TE – um fogo que acende outros fogos cada aluno e educador é desafiado a acolher a diversidade de sensibilidades como fonte de vida.

O tema será trabalhado nas aulas de Educação Moral e Religiosa e na Pastoral do Colégio, em especial em cada uma das suas escolas. Na OFICINA - Escola Profissional do INA, os alunos são este ano desafiados a um cuidado próximo dos colegas e a um olhar mais atento para as situações de fragilidade e desigualdade. 

Na sua nota explicativa, destaca-se que nos Exercícios Espirituais, Santo Inácio propõe que contemplemos a forma de Deus olhar o mundo, e como, vendo a diversidade de pessoas, o contraste de situações e as desigualdades entre uns e outros, decide fazer algo. Deus quis ser um de nós, revelar como é ser Deus na nossa própria carne, ser Deus connosco, mostrando uma proximidade radical. Deus fez-Se Jesus.

Deus é Consciente de todos os nossos problemas. Não há ninguém, por muito consciente que possa estar, mais plenamente consciente do que vivem e do modo como o vivem os seus filhos. Esta consciência leva-O a ser Compassivo. A consciência não basta, se esta não afeta o mais profundo do nosso ser. Nem é verdadeira compaixão se fica na mera profundidade, sem que a comoção interior provoque um movimento de ‘saída’.

Esta saída é o verdadeiro compromisso de Deus. Sai de si, não só para dar, mas para dar-se. Não compromete só a sua ação, as suas qualidades, o seu tempo. Compromete-se Ele, expõe-se, compromete a sua Pessoa, a sua Vida. Deus é o Comprometido.

O comprometido que é verdadeiramente Competente. Salvar o ser humano não é principalmente (ainda que tudo isto seja necessário) proporcionar-lhe recursos, favorecer as condições em que se encontra, dotá-lo de técnicas e conhecimento. Deus leva à plenitude a humanidade do ser humano, Ele é realmente capaz de fazê-la realidade. Deus, que é verdadeiramente competente para encarnar a humanidade, oferece-no-la livre e gratuitamente a todos.

Somos fogos acesos por quem é verdadeiramente a Luz do mundo (Jn 8, 12), por quem deseja inflamar todo este mundo (Lc 12, 49). Um fogo que faz que a nossa humanidade seja a das pessoas verdadeiramente conscientes, compassivas, comprometidas e competentes. Que se humaniza ao ser acolhedora e hospitaleira. Um fogo que acende outros fogos e que tem no nosso colégio evangelizador um lugar em que pode acolher-se, avivar-se, renovar-se, inflamar-se e difundir-se por todo este mundo amplo, cheio de diversidades e de contrastes.

AddThis Social Bookmark Button

Actualizado em Quarta, 23 Setembro 2020 11:59  

Festival bgreen

bgreen logo

ENSINO À DISTÂNCIA

ensinodistancia covid

Gestão Escolar

oficinabox

oracao da manha

Calendário escolar

oficina-calendario-escolar

Erasmus +

erasmus ensino profissional

Serviços Técnicos

oficina-servicos-tecnicos

PLATAFORMA EDUCATIVA

Plataforma Educativa DOKEOS

Incubadora

oficina-startup-logo-destaque-site

Projeto Educativo Reg. Interno

capa-projeto-educativo-oficina-banner

FAZEMOS PARTE

OFICINA é uma Eco-Escola