
Cinco alunos do curso de Programador/a de Informática da Escola Profissional OFICINA conquistam primeiro lugar no projeto ATLIC – Evento de Disseminação dos Laboratórios de Economia Azul, Biodiversidade e Sustentabilidade, promovido pela Plataforma Internacional da Costa Atlântica, que decorreu em Espanha.
Durante o encontro, os alunos apresentaram dois projetos inovadores:
- Blufishing – proposta de realização de eventos de pesca controlada, três vezes por ano, com o objetivo de monitorizar e reduzir o impacto de espécies invasoras.
- Guardiões da Serra do Gerês – desenvolvimento de sensores de medição da qualidade da água, destinados à monitorização de habitats naturais.
Este último projeto conquistou o primeiro lugar, distinguindo-se pela inovação e relevância ambiental.
Ao longo da participação, os estudantes exploraram o potencial da economia azul no âmbito do empreendedorismo jovem, num ambiente marcado pela criatividade, colaboração e experimentação.
A plataforma ATLIC tem como missão transformar a forma como os jovens criam e desenvolvem ideias e negócios no setor da economia azul no Espaço Atlântico, visando a construção de uma comunidade piloto de Inovação Atlântica.
O projeto é apoiado pelo Programa Interreg Atlantic Area 2021–2027 e integra uma rede europeia de 10 parceiros provenientes de países como Portugal, Espanha, França e Irlanda.
A equipa de alunos da OFICINA continuará esta jornada de inovação, com a participação no novo Creative Jam em Donegal, na Irlanda, onde voltará a competir com jovens criativos, desta vez em equipas internacionais.













