• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

pre inscricoes 21 22

Página inicial Notícias João Oliveira vence concurso “O Meu Projeto é Empreendedor” em Vila Nova de Famalicão

João Oliveira vence concurso “O Meu Projeto é Empreendedor” em Vila Nova de Famalicão

João Oliveira tem 20 anos, gosta de desporto, apaixonou-se pela programação quando chegou à OFICINA - Escola Profissional e acaba de vencer o concurso “O Meu Projeto é Empreendedor” com o projeto Reutic – Reuse Plastic no setor da indústria.

A ideia parece simples, mas ao mesmo tempo urgente: usar a tecnologia e a programação informática para gerir, diminuir e reciclar o plástico usado pelas empresas e pelas famílias. Para isso, João Oliveira idealizou e prototipou a Reutic, uma máquina capaz de triturar e monitorizar os níveis de reciclagem de plástico. Com o apoio de sensores arduino, a Reutic à medida que tritura resíduos de plástico, fornece em tempo real os níveis de reciclagem de uma empresa ou de uma família.

O tema do projeto surgiu no âmbito da disciplina de Inglês, a propósito de um trabalho de investigação sobre a poluição. “Ao longo da pesquisa, as elevadas notícias sobre a poluição surgiam de uma forma assustadora, com valores absurdos, imagens chocantes. A partir daí comecei a investigar mais sobre a poluição e os métodos de a combater. É daí que nasce a Reutic, uma máquina capaz de triturar o plástico que consumimos e produzimos, como por exemplo: copos de plástico, palhinhas, garrafas de plástico”, diz João Oliveira.

Direcionado para premiar as melhores Provas de Aptidão Profissional do Ensino Profissional no concelho de de Vila Nova de Famalicão, “O Meu Projeto é Empreendedor” é nas palavras da professora e Comissária Escolar para o Empreendedorismo da OFICINA, Alexandra Silva, “uma mais-valia para o concelho”.

A professora de informática destaca ainda a forma empenhada e criativa que o aluno João Oliveira colocou no projeto. “É sempre um prazer enorme ver um jovem empreendedor desenvolver e defender uma ideia. O acompanhamento da participação do João Oliveira no concurso revelou-se muito interessante, dado que se trata de um jovem muito dinâmico, empenhado em atingir os seus objetivos e que nunca vacilou. Manteve sempre uma postura de profissionalismo, apesar das adversidades que vivemos ultimamente”.

A sessão solene de entrega de prémios decorrerá de forma presencial e de acordo com o cumprimento de todas as normas impostas pela DGS, no dia 25 de fevereiro de 2021, pelas 17 horas, no pequeno auditório da Casa das Artes e contará com a presença do Vereador da Educação, Conhecimento e Cultura, Leonel Rocha.

TRÊS QUESTÕES A JOÃO OLIVEIRA E UMA A ALEXANDRA SILVA

Como se sente por ter vencido o concurso “O Meu Projeto é Empreendedor”?

Este projeto foi o maior desafio que enfrentei até ao momento e tive como missão dar o meu melhor para saber até onde conseguiria chegar. Fiquei radiante com o feedback dos jurados no dia das defesas da Prova de Aptidão Profissional. Posteriormente, os professores propuseram-me que levasse este meu projeto da Reutic a este concurso, mas estava com um pouco de receio. Infelizmente dias depois acabamos por perder uma pessoa querida do nosso curso. Foi aí que tive mais força e esperança para ganhar este concurso. Quando recebi a notícia de que tinha ganho, a primeira coisa que pensei foi que a minha turma estava orgulhosa daquilo que fiz/fizemos, e que a nossa estrela está orgulhosa. Este prémio é para o nosso amigo Celso Marques.

O que é ser um jovem empreendedor?

Ser empreendedor consiste em ter ousadia, em arriscar, em colocar em prática as nossas ideias, os nossos sonhos e os nossos planos.

Que desafio deixa aos jovens empreendedores?

"I could either watch it happen or be a part of it." de Elon Musk. Esta é uma das frases na qual me inspiro. Eu resolvi fazer parte disto. O desafio que proponho para os jovens (empreendedores ou não empreendedores) é se querem ficar a ver ou fazer parte disto?

Professora Alexandra Silva, na sua opinião, o que define um jovem empreendedor?

Um jovem empreendedor é alguém que tem a capacidade de contribuir para o desenvolvimento de competências ao nível da criatividade, da inovação e da comunicação.

Usualmente, têm uma ideia, um sonho, projeto, negócio ou objetivo, identificando uma oportunidade única para realizar algo que lhes acrescenta valor, assim como à sociedade.

Sabem tomar decisões acertadas com rapidez, apesar das adversidades, erros e oposições, distinguindo-se pela sua capacidade de implementar ações coerentes com a sua visão, dedicando-se com prazer aos seus projetos. São curiosos e atentos, e constroem progressivamente uma rede de contactos que os ajudam no desenvolvimento do projeto.

AddThis Social Bookmark Button

Actualizado em Terça, 23 Fevereiro 2021 09:40  

Festival bgreen

bgreen logo

Erasmus +

erasmus ensino profissional

PORTAL OFICINA

PORTAL OFICINA 2.1