Actividade |
Complexidade |
Duração |
Breve Descrição |
Download |
Crime
no Castelo |
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15 minutos |
Esta atividade
consiste num pequeno enigma em que os alunos, em
pares, têm de descobrir qual a personagem que está a
mentir face aos dados apresentados. Para tal, os
alunos devem analisar com atenção para a informação
apresentada. |
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Desafio Triangular |
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20 minutos |
Olhar de forma
cuidada, atenta e criativa é o que se exige nesta
atividade, para que os alunos, individualmente,
consigam resolver o enigma apresentado: identificar
quantos triângulos estão presentes na imagem
apresentada. |
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Gerar
ideias com adjetivos |
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40 minutos |
Processo de
geração de ideias onde novas ideias são criadas
através da combinação com adjetivos. Promove a
criatividade dos alunos e permite a sua aplicação
real. |
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Nota
na pirâmide |
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15 minutos |
Este enigma, para
ser resolvido, exige que os alunos “saiam da caixa”
e analisem o teor do mesmo de forma criativa, o qual
tem a ver com a forma como se pode tirar uma nota
debaixo de uma pirâmide. A tendência será levantar
barreiras que não existem. |
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Numa
pequena cidade... |
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15 minutos |
O desafio lançado,
que pretende descobrir quem é uma determinada
pessoa, é um daqueles enigmas que tem uma rasteira.
Importa estar atento ao enunciado, pois não é
preciso raciocínios elaborados para se chegar à
resposta certa. |
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O
número intruso |
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15 minutos |
Neste enigma são
apresentados vários números e a tendência será fazer
grandes contas e procurar encontrar sequências entre
eles para se descobrir qual deles não pertence ali.
Um enigma para estimular o raciocínio empreendedor
dos alunos. |
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Prisioneiro foge da prisão |
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15 minutos |
Este enigma exige
que os alunos pensem de forma empreendedora, para
que consigam descodificar de que forma o prisioneiro
consegue fugir da prisão face à informação
apresentada. |
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Processo Walt Disney |
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60 minutos |
Atividade que
apresenta um processo faseado de geração de ideias,
desenvolvido por Walt Disney. Os alunos poderão, em
grupos, aplicar este processo, gerando ideias para
um determinado objeto. |
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SCAMPER |
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50 minutos |
Para se gerar
ideias pode-se partir de ideias já existentes, não
sendo necessário encontrar algo totalmente inovador.
Este processo de geração de ideias apresenta isso
mesmo: diferentes formas de se gerar ideias partindo
de objetos/ideias existentes. |
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Serei
criativo? |
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20 minutos |
Nesta atividade
encontra-se um questionário para auscultar o grau de
criatividade dos alunos. É para ser respondido
individualmente, de forma a que os alunos percebam
qual o seu potencial criativo e como o podem
estimular. |
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Soldados |
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15 minutos |
Propor aos alunos
enigmas é uma forma de desenvolver a sua capacidade
estratégica e o raciocínio. Nesta atividade os
alunos vão trabalhar estas competências ao tentarem
descobrir a correta organização de soldados face a
regras apresentadas. |
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