A criatividade poderá ser encarada como a competência básica para a inovação e para a transformação do conhecimento em riqueza. Assim, a mesma deverá ser estimulada e canalizada para situações/problema onde a tarefa dos alunos será desbloquear a situação e optimizá-la.
Estas são características presentes nos empreendedores e que estão inteiramente ligadas com a procura de soluções inovadoras e criativas para situações com que nos deparamos diariamente. Encontrará neste espaço um conjunto de atividades que permitirão aos seus alunos treinar a criatividade e potenciar a criação de inovação.
 

 

Actividade Complexidade Duração Breve Descrição Download
Crime no Castelo

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15 minutos Esta atividade consiste num pequeno enigma em que os alunos, em pares, têm de descobrir qual a personagem que está a mentir face aos dados apresentados. Para tal, os alunos devem analisar com atenção para a informação apresentada.
Desafio Triangular

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20 minutos Olhar de forma cuidada, atenta e criativa é o que se exige nesta atividade, para que os alunos, individualmente, consigam resolver o enigma apresentado: identificar quantos triângulos estão presentes na imagem apresentada.
Gerar ideias com adjetivos • • • 40 minutos Processo de geração de ideias onde novas ideias são criadas através da combinação com adjetivos. Promove a criatividade dos alunos e permite a sua aplicação real.
Nota na pirâmide 15 minutos Este enigma, para ser resolvido, exige que os alunos “saiam da caixa” e analisem o teor do mesmo de forma criativa, o qual tem a ver com a forma como se pode tirar uma nota debaixo de uma pirâmide. A tendência será levantar barreiras que não existem.
Numa pequena cidade... 15 minutos O desafio lançado, que pretende descobrir quem é uma determinada pessoa, é um daqueles enigmas que tem uma rasteira. Importa estar atento ao enunciado, pois não é preciso raciocínios elaborados para se chegar à resposta certa.
O número intruso • • • 15 minutos Neste enigma são apresentados vários números e a tendência será fazer grandes contas e procurar encontrar sequências entre eles para se descobrir qual deles não pertence ali. Um enigma para estimular o raciocínio empreendedor dos alunos.
Prisioneiro foge da prisão 15 minutos Este enigma exige que os alunos pensem de forma empreendedora, para que consigam descodificar de que forma o prisioneiro consegue fugir da prisão face à informação apresentada.
Processo Walt Disney • • • 60 minutos Atividade que apresenta um processo faseado de geração de ideias, desenvolvido por Walt Disney. Os alunos poderão, em grupos, aplicar este processo, gerando ideias para um determinado objeto.   
SCAMPER • • • 50 minutos Para se gerar ideias pode-se partir de ideias já existentes, não sendo necessário encontrar algo totalmente inovador. Este processo de geração de ideias apresenta isso mesmo: diferentes formas de se gerar ideias partindo de objetos/ideias existentes.
Serei criativo? • • 20 minutos Nesta atividade encontra-se um questionário para auscultar o grau de criatividade dos alunos. É para ser respondido individualmente, de forma a que os alunos percebam qual o seu potencial criativo e como o podem estimular.
Soldados 15 minutos Propor aos alunos enigmas é uma forma de desenvolver a sua capacidade estratégica e o raciocínio. Nesta atividade os alunos vão trabalhar estas competências ao tentarem descobrir a correta organização de soldados face a regras apresentadas.