Actividade |
Complexidade |
Duração |
Breve Descrição |
Download |
Conversa com um empreendedor |
Preparação da conversa com um empreendedor |
• |
30 minutos |
Consiste na
preparação da conversa que a turma irá ter com um
empreendedor convidado que virá à escola conversar
com os alunos e partilhar a sua experiência. Neste
sentido, os alunos terão de planear algumas questões
para colocarem ao empreendedor. |
 |
Conversa com um empreendedor |
• • •
• |
90 minutos |
Momento alto que
consiste na partilha de uma experiência
empreendedora contada na primeira pessoa. Esta
atividade será realizada na sala de aula,
convidando-se um empreendedor a estar presente
durante cerca de uma hora. |
 |
Empreendedor por um dia |
Introdução ao "Empreendedor por um dia" |
• •
• |
15 minutos |
Tendo em vista a
atividade prática “Empreendedor por um dia”, esta
atividade apresenta a, mostrando aos alunos o que se
pretende e quais as regras da mesma. A apresentação
poderá ser feita com recurso a um vídeo onde estão
fotografias de edições anteriores. |
 |
Preparação do "Empreendedor por um dia" |
• • |
50 minutos |
A atividade
“Empreendedor por um dia” tem de ser bem preparada,
pelo que nesta atividade os alunos, em pequenos
grupos, devem planear o negócio, considerando todos
os aspetos inerentes. O documento a preencher
consiste num mini plano de negócios. |
 |
Empreendedor por um dia |
• • •
• |
3 a 4 horas |
Este é um momento
alto, em que se implementam os negócios preparados
pelos alunos. Tratam-se de mini-negócios, a realizar
durante uma manhã ou uma tarde, mas são negócios
reais, realizados fora da escola. |
 |
PNI |
• |
20 minutos |
Após a realização
dos negócios, é importante fazer um apanhado dos
mesmos. Esta atividade faz o levantamento genérico
dos aspetos positivos, negativos e interessantes da
experiência realizada pelos alunos. |
 |
Negócios Encerrados |
• |
70 minutos |
A atividade
pretende refletir e analisar os negócios realizados
pelos grupos. Numa primeira fase, os alunos irão
contar a sua vivência, abordando diversos aspetos e
numa segunda fase far-se-á o levantamento financeiro
dos números do negócio (investimento, vendas e
lucro). |
 |
Voluntário por um dia |
Introdução ao "Voluntário por um dia" |
• •
• |
15 minutos |
Tendo em vista a
realização da atividade prática “Voluntário por um
dia”, esta atividade é somente uma apresentação da
mesma, mostrando aos alunos o que se pretende e
quais as regras da atividade. A apresentação poderá
ser feita com recurso a um vídeo onde estão exemplos
de edições anteriores. |
 |
Planear um Projeto |
• • |
40 minutos |
A atividade
pretende mostrar aos alunos as partes que definem um
projeto, seja qual for a sua natureza. Assim, os
alunos têm de realizar um plano do projeto com base
numa notícia fictícia. Perceber estas fases é
essencial para o planeamento do projeto social dos
alunos. |
 |
Preparação do "Voluntário por um dia" |
• • |
50 minutos |
A atividade
“Voluntário por um dia” tem de ser bem preparada,
pelo que nesta atividade os alunos, em pequenos
grupos, devem planear o projeto de carácter
voluntário, considerando as etapas inerentes ao
planeamento de um projeto. |
 |
Voluntário por um dia |
• •
• • |
3 a 4 horas |
Este é um momento
alto, em que se desenvolvem os projetos preparados
pelos alunos. Tratam-se de iniciativas de
voluntariado, a realizar durante uma manhã ou uma
tarde, num espaço identificado pelos alunos (pode
ser dentro ou fora da escola, conforme o projeto). |
 |
Refletindo sobre novas experiências |
• |
50 minutos |
A atividade
pretende conhecer a forma como os alunos vivenciaram
a experiencia de serem voluntários por um dia. Além
disso, é pretensão saber quais as mudanças que esta
ação pode ter provocado na instituição ou no local
em que foi implementada. |
 |