A temática Empreendedorismo na prática possui uma série de atividades de cariz prático onde o aluno poderá vivenciar experiências relacionadas com o empreendedorismo e colocar em prática as aprendizagens realizadas ao longo do projeto.
Pensamos ser importante fomentar atividades pedagógicas fora do contexto sala de aula, com o intuito de melhorar a adaptação dos alunos na sociedade que os envolve. Assim, ao longo do projeto, é importante que os alunos tenham acesso a pelo menos uma destas atividades, como forma de experienciarem uma atividade prática com características e especificidades próprias e que obriga a uma estrutura e planeamento adequados.
 

 

Actividade Complexidade Duração Breve Descrição Download
Conversa com um empreendedor
Preparação da conversa com um empreendedor

30 minutos Consiste na preparação da conversa que a turma irá ter com um empreendedor convidado que virá à escola conversar com os alunos e partilhar a sua experiência. Neste sentido, os alunos terão de planear algumas questões para colocarem ao empreendedor.
Conversa com um empreendedor

• • • •

90 minutos Momento alto que consiste na partilha de uma experiência empreendedora contada na primeira pessoa. Esta atividade será realizada na sala de aula, convidando-se um empreendedor a estar presente durante cerca de uma hora.
Empreendedor por um dia
Introdução ao "Empreendedor por um dia" • • • 15 minutos Tendo em vista a atividade prática “Empreendedor por um dia”, esta atividade apresenta a, mostrando aos alunos o que se pretende e quais as regras da mesma. A apresentação poderá ser feita com recurso a um vídeo onde estão fotografias de edições anteriores.   
Preparação do "Empreendedor por um dia" • • 50 minutos A atividade “Empreendedor por um dia” tem de ser bem preparada, pelo que nesta atividade os alunos, em pequenos grupos, devem planear o negócio, considerando todos os aspetos inerentes. O documento a preencher consiste num mini plano de negócios.
Empreendedor por um dia • • • • 3 a 4 horas Este é um momento alto, em que se implementam os negócios preparados pelos alunos. Tratam-se de mini-negócios, a realizar durante uma manhã ou uma tarde, mas são negócios reais, realizados fora da escola.
PNI 20 minutos Após a realização dos negócios, é importante fazer um apanhado dos mesmos. Esta atividade faz o levantamento genérico dos aspetos positivos, negativos e interessantes da experiência realizada pelos alunos.
Negócios Encerrados 70 minutos A atividade pretende refletir e analisar os negócios realizados pelos grupos. Numa primeira fase, os alunos irão contar a sua vivência, abordando diversos aspetos e numa segunda fase far-se-á o levantamento financeiro dos números do negócio (investimento, vendas e lucro).
Voluntário por um dia
Introdução ao "Voluntário por um dia" • • • 15 minutos Tendo em vista a realização da atividade prática “Voluntário por um dia”, esta atividade é somente uma apresentação da mesma, mostrando aos alunos o que se pretende e quais as regras da atividade. A apresentação poderá ser feita com recurso a um vídeo onde estão exemplos de edições anteriores.   
Planear um Projeto • • 40 minutos A atividade pretende mostrar aos alunos as partes que definem um projeto, seja qual for a sua natureza. Assim, os alunos têm de realizar um plano do projeto com base numa notícia fictícia. Perceber estas fases é essencial para o planeamento do projeto social dos alunos.
Preparação do "Voluntário por um dia" • • 50 minutos A atividade “Voluntário por um dia” tem de ser bem preparada, pelo que nesta atividade os alunos, em pequenos grupos, devem planear o projeto de carácter voluntário, considerando as etapas inerentes ao planeamento de um projeto.
Voluntário por um dia • • • • 3 a 4 horas Este é um momento alto, em que se desenvolvem os projetos preparados pelos alunos. Tratam-se de iniciativas de voluntariado, a realizar durante uma manhã ou uma tarde, num espaço identificado pelos alunos (pode ser dentro ou fora da escola, conforme o projeto).
Refletindo sobre novas experiências 50 minutos A atividade pretende conhecer a forma como os alunos vivenciaram a experiencia de serem voluntários por um dia. Além disso, é pretensão saber quais as mudanças que esta ação pode ter provocado na instituição ou no local em que foi implementada.